Blog sobre Tecnologia e dicas de Informática


Google anuncia novo centro de computação em nuvem no Brasil

Google anuncia novo centro de computação em nuvem no Brasil
Postado por Infomad, em 20 de Setembro de 2017

Google, da holding Alphabet, inaugurou nesta terça-feira uma central de processamento de dados em São Paulo, a primeira da empresa na América do Sul e uma das oito anunciadas pela companhia em 2016 como parte de um plano para impulsionar sua presença no segmento de computação em nuvem no país e no mundo.

Com uma combinação de redução de preços, disponibilidade de serviços e aumento na velocidade, o Google espera se firmar no Brasil em um segmento em que disputa globalmente com outras grandes empresas de tecnologia como Amazon e Microsoft.

“Estamos preparados para competir mais do que de igual para igual”, disse à Reuters o diretor de Google Cloud Platform no Brasil, Fabio Andreotti.

A abertura do centro local – chamado de região de Cloud São Paulo – foi alinhada com a possibilidade de pagamento dos serviços em reais para clientes brasileiros, com impostos inclusos, na primeira estratégia do tipo feita pelo Google no mundo.

Para atrair os clientes, o Google afirma que a abertura do centro em São Paulo vai permitir redução da latência – ou o tempo que a informação leva para viajar entre o centro de dados e o usuário – que deve ficar 80 a 95 por cento mais rápida em relação aos EUA.

Em testes conduzidos pelo Google, a latência de acesso à região de cloud de São Paulo foi, em média, de 36 milissegundos, ante 170 ms para conexão com o centro da empresa no Estado norte-americano da Carolina do Sul, o mais próximo do Brasil.

“Com a chegada dessa infraestrutura hoje não há mais nenhuma diferença para que as grandes empresas não venham usar nossa infraestrutura”, disse Andreotti, acrescentando que já está negociando a adoção do serviço com grandes bancos.

Entre os clientes brasileiros já anunciados pelo Google estão a startup Movile – gerenciadora das marcas iFood e Spoonrocket- e a Youse, plataforma digital da Caixa Seguradora.

Além dos clientes brasileiros, a região de cloud do Google está preparada para atender ao público do Chile e da Argentina, afirmou a companhia.

A empresa não revelou o tamanho ou a capacidade do centro de computação em nuvem brasileiro, mas afirmou que a “capacidade pode ser amplamente expandida”, uma vez que se conecta às outras 11 centrais do tipo mantidas pelo Google ao redor do mundo, via rede de fibra ótica própria.

A previsão da companhia é que seu negócio de computação em nuvem no Brasil cresça “na casa dos três dígitos” em um ano, disse Andreotti sem ser específico.

O Google investiu no setor 30 bilhões de dólares nos últimos três anos. Quando anunciou no ano passado a criação da central de processamento de dados no Brasil, Andreotti estimou que o segmento de computação em nuvem deverá superar a receita obtida pela empresa com venda de publicidade em 2020.

 

Fonte: Exame


Gostou deste post? Deixe seu comentário