Fique bem Informado


A importância da segurança dos dados de uma rede telefônica

A importância da segurança dos dados de uma rede telefônica
Postado por Administrador, em 12 de Setembro de 2017

Segurança dos dados deve ser uma preocupação de qualquer empresa. Mais do que a proteção dos servidores, essa necessidade se estende para as redes de telefonia IP, também responsáveis pela transmissão de informações – mesmo quando ainda há uma estrutura analógica na ponta.

Vale lembrar que as redes de telefonia sofrem por serem abertas, já que precisam se conectar com terminais externos para completar as ligações.

Quando mal administrada, essa vulnerabilidade acarreta em diversos custos para usuários, empresas e operadoras, já que uma invasão permite ao hacker usufruir e até mesmo vender o acesso a todos os serviços disponíveis.

Então, como evitar isso?

O que fazer para proteger uma rede de telefonia

A criptografia é o primeiro passo para proteger as chamadas, tornando os dados transmitidos mais difíceis de ler.

Essa função deve vir do gateway, para que o equipamento codifique essas informações antes de direcioná-las a um ambiente externo. O protocolo TLS (Transport Layer Security) faz este trabalho, assim como o SRTP (Secure Real-time Transport Protocol).

Outra importante necessidade de segurança é ocultar a topologia da sua rede. Sem conhecer em detalhes como funciona, o hacker terá mais dificuldades em encontrar uma brecha para atacar.

A técnica a ser considerada é o NAT (Network Address Translation), que oculta o IP dos endpoints da rede externa, conferindo mais segurança e ao mesmo tempo simplificando os pacotes internos.

Na prevenção de fraudes, outra ação que consegue auxiliar na segurança é o bloqueio de chamadas por destino e origem. Identificando e bloqueando determinados números, o sistema também previne invasões e utilizações indevidas da rede.

 

Gateways com SBC

Todas os cuidados descritos e muitos outros são operados por um SBC (Session Border Controller) embarcado no gateway. Essa solução inteligente e baseada em protocolo SIP oferece às operadoras de serviços VoIP a possibilidade de controlar em um ponto único a sinalização e também o streaming de media das chamadas VoIP.

 


 

Entre em contato com um Consultor Infomad para saber mais sobre segurança de redes de telefonia e a linhas de media gateways.


Gostou deste post? Deixe seu comentário